Buscar
  • Priscila Wellttem

Quero atuar em patologia das construções, qual o primeiro passo?

Atualizado: Jul 22

Quer saber o passo a passo ?



Há algum tempo escolhi compartilhar com os profissionais que me acompanhavam no LinkedIn um pouco da minha vivência em inspeções e perícias. Confesso que não é fácil colocar a cara, literalmente, na frente de um celular e explicar de uma forma didática e “entendível” as inconformidades aferidas durante as inspeções! Mas, mesmo assim coloquei e tenho colocado não com o objetivo de criticar, mas sim com o objetivo de atentar a todos quanto à precariedade vivenciada nas obras e, como consequência, vivenciadas por nossos clientes. 


Algumas pessoas que me seguem por aqui devem perceber meu amor pela engenharia... sim, eu amo minha profissão e escolhi todos os dias aprender um pouco mais. Muitas pessoas me perguntam por onde começar, quais cursos investir, quais livros ler, onde estudar, e por ai vai... 


Se eu puder dar uma dica de ouro seria: comece lendo as normas técnicas e associando o que está escrito ao que é executado. Essa análise já é um bom começo para conseguir ampliar sua forma de ver a engenharia. 


Quando digo isso, espero também acender um alerta nas universidades: uma das poucas normas que é apresentada ao longo do curso é a norma de concreto e nem sempre é apresentada em sua totalidade. Às vezes os cursos ficam limitados às planilhas e informações básicas ali contidas, ensinando-a de forma básica e reduzida. 


Como consequência formam-se profissionais que sequer possuem senso crítico e, com isso, cria-se uma cadeia quebrada e frágil de uma área do conhecimento que recebe o nome de exatas.


Estudantes: LEIAM! Universidades: INVISTAM COM A LEITURA! Conhecimento nunca é demais!


#dicasdeblog

0 visualização

31 36541974

©2020 por Alon Engenharia. Orgulhosamente criado com Wix.com