Buscar
  • Priscila Wellttem

Comunicação Na Engenharia

Atualizado: Jul 22



A engenharia civil vai muito além da área das exatas, essa frase pode soar estranha em um primeiro momento, uma vez que a grade curricular dos cursos de engenharia civil é voltada, em sua maioria, para cálculos matemáticos. Porém, se analisarmos a diversidade da atuação de um engenheiro, em todos os momentos enxerga-se o envolvimento com pessoas. Então, o grande questionamento é: as instituições de ensino estão preparando profissionais técnicos que se preocupem com a comunicação, com a gestão das esquipes ou com o relacionamento dentro e fora do ambiente de trabalho?


Na época de técnico, faculdade e pós graduação, as disciplinas e conceitos envolvem apenas questões técnicas e a figura do engenheiro como um “descascador de abacaxis”, não havendo, em nenhum desses momentos, a apresentação de disciplinas voltadas para a área de gestão pessoal, desenvolvimento de equipes, network e outras especialidades que abordassem a maior de todas as dificuldades: a comunicação.


A comunicação falada é a principal ferramenta de um engenheiro. Saber se comunicar, expor ideias, orientar as equipes de trabalho, transmitir e traduzir de forma clara as informações de um projeto, mostrar um ponto de vista, contratar um serviço e dialogar um com cliente ou gerência é um dos muitos papéis que envolvem o profissional de engenharia. Dessa maneira, preparar o engenheiro para desenvolver a comunicação é essencial para garantir o bom desempenho das suas funções.


É necessário incorporar nas instituições de ensino disciplinas que auxiliem o profissional de engenharia no desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação. O cálculo matemático desenvolve o raciocínio lógico acerca da construção civil, já a fala/comunicação desenvolve a empatia, convivência e a relação entre as pessoas, onde associados tendem a formar um profissional melhor preparado para as dificuldades da profissão e do dia a dia.!


0 visualização

31 36541974

©2020 por Alon Engenharia. Orgulhosamente criado com Wix.com